segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ACERCA DE CONSULTORIA

Consultor Autónomo

O consultor externo é autónomo e trabalha em equipa com os funcionários das empresas.


Vantagens?

As vantagens são inúmeras por estar diariamente em contacto com os procedimentos internos. Possui um conhecimento dos aspectos informais e formais da empresa (os chamados atalhos organizacionais), Também possui um maior acesso a pessoas e grupos de interesse, internos e externos, fazendo o papel de relações publicas. Além de participar nas avaliações, reuniões e controle de todo o processo inerente ao trabalho.

È também, um gerador de animação e dinâmica do grupo. Treina e avalia as características pessoais de cada pessoa com base nas suas motivações.

Faz uma intervenção ao nível do recrutamento e selecção de funcionários com um conjunto de técnicas que visa atrair e seleccionar membros para a organização capazes de ocupar os cargos necessários.

Pesquisa e analisa o clima organizacional de maneira a desenvolver um trabalho saudável para a obtenção de um sucesso no mercado.

Elabora planos de cargos e salários preposicionando tanto o crescimento do profissional como o da organização.

Faz uma análise de custos e reestruturação financeira.

Elabora planos de marketing para que esta se torne cada vez mais competitiva. Uma ferramenta importante pois permite a analise das tendências num mercado em constante mudança.

Por último, o consultor possui um poder, já que este está inserido no grupo de trabalho, o que pode facilitar o seu trabalho e ser mais fiável para a organização.




Aspectos de mercado da consultoria

"A cada caso um caso".

O cliente deve contratar um consultor de acordo com as suas necessidades.


Na contratação é estudado a abrangência e facilidade de actuação do mesmo.

As áreas são:

- Finanças

- Gestão de pessoas

- Formação

- Marketing

- Gestão de empresas

- Administração tributária



Marque uma reunião sem compromisso para se poder avaliar os pontos onde actuar e o tipo de remuneração, podendo ser por hora, dia, mês ou ano.

A remuneração vai depender do número de intervenções, do tipo e da duração.



Um optimizado nível de intervenção e formação vai possibilitar investimentos menores para o cliente e claro, o alcance dos objectivos a que se propôs.

Contratar um serviço de consultoria

O cliente, ao decidir pela contratação de um serviço de consultoria deve questionar-se sobre os seguintes aspectos.


1. Qual a especialidade que necessito para meu problema?

2. Vou contratar um consultor da minha cidade, região, ou de outras regiões?

3. Contratar um consultor pessoa físico, ou uma empresa estabelecida?

4. Contratar um especialista no assunto, ou um generalista?



Deverá realizar cuidadosamente a selecção entre as alternativas do mercado, considerando no mínimo os aspectos já referidos.

Não esqueça que o trabalho de um consultor é de trabalhar em conjunto com a administração, pois só assim o poderá fazer atingir os objectivos e metas.

 

Objectivos


A consultoria procura atender às necessidades do cliente, através de um projecto baseado em metodologias e técnicas administrativas especificamente estruturadas para o cliente ou organização.



Trata-se de fornecer ao cliente um atendimento personalizado aos seus problemas, fazendo uma busca muito forte das causas dos mesmos.


Desenvolvendo-se a uma velocidade adequada e a contar com o melhor refinamento dos envolvidos.


O resultado final tem mais qualidade e com melhores resultados.


Gera uma maior independência do consultor.


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